Júlio César Ferreira @ 16:47

Sab, 29/08/09

Deixei propositadamente para o fim desta série de artigos sobre o cancioneiro de S. Bento, uma quadra que se cantou até 1998 aC (antes do Concelho).

 
É que, como nos diz a Dra. Maria José Pacheco, na obra anteriormente referida, em 1914, quando se esperava a aprovação de um projecto de lei de criação do Concelho, a romaria de S. Bento, revestiu-se de um entusiasmo e brilho invulgares, como consta das crónicas do tempo”
 
Por isso, mais adiante, diz: “ Quando for o povo de Vizela a dispor daquilo que lhe pertence, é natural que o dia do seu santo Padroeiro seja escolhido para feriado municipal (…) para já, resta-nos continuar a implorar cada vez com mais convicção”:
 
S. Bentinho, S. Bentinho
Nosso santo tão amado
Dá-nos o nosso Concelho
E terás o teu feriado
 
……………………………………………………………………………………………………………………………..
 
Passaram-se já 11 anos desde a criação do Concelho de Vizela e se, ainda não temos o Feriado Municipal no dia 11 de Julho, foi porque em determinada altura, numa resolução à revelia da grande maioria do povo do Vale do Vizela, se fez tábua rasa das suas vontades.
 
Porém e porque estamos em tempo de mudança, bom seria que a esta quadra fosse cumprida.

Etiquetas:

Num dos locais mais carismáticos e queridos de toda esta imensa região, fica este altaneiro e granítico monte, sobranceiro a Vizela, donde se avistam as paisagens deslumbrantes do Vale do Vizela e, "até o mar em dias límpidos"
mais sobre mim
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
14

16
18
21
22

24
26
28

30
31


Pesquisar
 
blogs SAPO